quinta-feira, 26 de maio de 2011

Candidato do Enem deve evitar sinais de identificação

Segundo a professora Gisele, se, por exemplo, um aluno escreve paralisação com "z" mas fez um texto coeso, com bons argumentos e de acordo com a proposta apresentada, ele não terá a nota final prejudicada por isso. "Ninguém domina completamente a língua portuguesa. Na dúvida, o aluno tem a opção de substituir a palavra por outra, nem que ele tenha que reescrever a frase. O bom escritor é aquele que também consegue mudar uma palavra", diz.

O professor Francisco Platão Savioli, coordenador de gramática, textos e redação do cursinho Anglo, concorda com a posição de Gisele. "A redação não tem como objetivo avaliar os conhecimentos 'prontos' do aluno e sim a capacidade que ele tem de construir conhecimento a partir de um tema que ele nunca viu uma resposta pronta antes. Escrever paralisação com 'z' não interfere no conteúdo da redação. É diferente de um aluno que escreve gente com 'j'. Você percebe na hora que o estudante tem dificuldades com a língua", diz o professor.

Bruno Rabin, professor de redação e interpretação de textos do cursinho Vestibular de A a Z, no Rio de Janeiro, diz que é muito fácil para o corretor identificar o aluno que tem repertório cultural, por isso os erros de ortografia não pesam tanto. "Forma e conteúdo andam juntos. Dificilmente um aluno que tem sérios erros conseguirá escrever uma boa redação", avalia.

Trechos de redações que tiraram nota 10 no Enem 2006


Aprenda a tirar nota 10 na redação do ENEM

Redação nota 10 do Enem pode ter erro de português

Para obter nota máxima é preciso ter argumentos e propor soluções para o tema.
Banca formada por 1.800 professores faz a correção rigorosa. Não é necessário ter um texto impecável, sem erros de ortografia, para tirar 10 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para alcançar a nota máxima na prova, o aluno precisa escrever um texto bem "amarrado", que traga argumentos e propostas de soluções para o tema em questão.

No próprio site do Enem , o estudante encontra exemplos de redações que receberam nota 10 e que possuem pequenos erros de ortografia. O G1selecionou alguns trechos, leia aqui NO BLOG .

"O 'x' da questão é o aluno mostrar para o corretor que ele sabe argumentar sobre o tema proposto. Um acento faltando, uma palavra grafada incorretamente, ou a falta de um hífen não interferem na nossa análise. Não consideramos o erro pelo erro. Avaliamos o erro dentro do contexto", explica a professora Gisele Gama, coordenadora geral de correção das redações do Enem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame.

Propor soluções e fugir do senso comum

Segundo a professora Gisele, outro fator muito importante na redação do Enem é que o aluno se posicione sobre o problema apresentado e fuja do senso comum. Ela acrescentou que o estudante precisa escrever sua posição pessoal sobre o tema e não ir à prova com uma 'receita de bolo'.

"A maioria dos alunos é treinada e tem uma receita de bolo pronta. Se todos escreverem da mesma forma é ruim. O aluno não tem que escrever o que ele acha que o corretor vai gostar, pois ninguém será punido por redigir algo que o outro não quer ouvir", destaca.

A professora de redação do cursinho Etapa, Célia Passoni, concorda. "Para propor soluções, o aluno precisa ter uma visão geral do cotidiano, precisa ler jornais, revistas. Além disso, ele tem textos de apoio que funcionam como uma 'bengala de velho' para ajudá-lo a caminhar. Mas, mesmo que um aluno treine muito um tema que ele suspeita que será cobrado na prova, é impossível ter uma redação pronta", afirma.

Correção rigorosa

Segundo Gisele, a correção das redações do Enem é feita por cerca de 1.800 corretores - afinal são 3,5 milhões de provas para serem analisadas. As provas são digitalizadas e distribuídas para a banca de corretores e cada texto é avaliado por duas pessoas. Se por acaso houver discrepância nas notas, automaticamente a redação passa para um terceiro avaliador.

"Fazemos todo o possível para manter o mesmo critério de correção para todos os alunos. Ao final do processo, sabemos que todos os estudantes receberam a nota adequada", completa Gisele.




MAIS TEMAS DE PROVAS DO ENEM

TEMAS DE REDAÇÕES DO ENEM

REDAÇÃO DO ENEM - DICAS

http://www.4shared.com/document/G0coPwBO/redao_do_enem.htm

LEIA

Simulado ENEM 2009 Elaborado Pelo INEP + Resolução


BAIXAR SIMULADO

PROVAS DO ENEM - TODOS OS ANOS



BAIXE AS PROVAS PELO ENDEREÇO ABAIXO
OU CONFIRA AS PROVAS
AQUI NO BLOG

PROVAS 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2011




FAÇA JÁ SUA INCRIÇÃO ::: http://enem.inep.gov.br/

Provas e Gabaritos do Enem em breve aqui

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os Terremotos e Seus Efeitos




Os terremotos são tremores de terra, corresponde a um fenômeno natural que compõe a estrutura do planeta, uma vez que essa não é estática, pelo contrário é bastante dinâmica e realiza diversos movimentos, pois existe uma grande quantidade de energias em seu interior.
O terremoto é um dos elementos ativos que ocorre no planeta, nesse caso é desenvolvido com várias intensidades que oscilam de acordo com a energia liberada medida em nível de escala. No mundo a escala mais usada é a Escala Richter que varia de 0 a 9 graus, em energia liberada pelo tremor.

Como Funciona a Tecnologia 3D?


Tecnologia 3D tem ganhado cada vez mais espaço e tem conquistado as pessoas em todos os cantos do mundo, diversos críticos disseram que as programações e filmes exibidos nesse contesto não teriam sucesso, mas eles provavelmente estarão errados, porque a cada dia que passa mais o 3D tem ganhado espaços, os filmes estão sendo lançados todos com esse dinamismo e os cinemas precisam se adaptar rapidamente a esse sistema se não quiserem perder os seus clientes para outros.
Algumas pessoas ainda não fazem idéia de como é que funciona a tecnologia 3D, por isso vamos começar a falar, e dizer exatamente o que acontece para que você enxergue as coisas como se pudesse pegá-las.

Você Sabe Porque Vemos a Lua Durante o Dia?


A Lua sempre pode ser vista de dia se estiver em posição favorável. Por volta do quarto crescente ela é vista na parte da tarde e no quartro minguante na parte da manhã.
O brilho da Lua é suficientemente forte para ultrapassar o brilho do azul do céu, basta que ela esteja alta no céu e longe das fases cheia (só é visível à noite) e nova (muito próxima do brilho do Sol).

PREMIO ALBERT AINSTEIN DE INOVAÇÃO CIÊNTIFICA 2011



O TEXTE PODE SER UM CRITICA AO TEMA OU PODE SER UMA MELHORIA AO TEMA.

EXP: SOBRE O TEMA GRAVIDADE, DISCORDO QUE POSSA EXISTIR A GRAVIDADE,
ACREDITO QUE NÃO EXISTE ESSA TAO FORÇA QUE NOS PRENDE NO CHÃO, E SE NÃO EXISTE UM MUNDO REDONDO, E SE NÃO EXISTE FENOMENOS FÍSICOS, E SE NÃO
EXISTE UNIVERSO, E SE?, PENSE E ESCREVA SEU TEMA.

DICAS DE TEMAS:
- O MUNDO SEM AQUECIMENTO GLOBAL
- ZERO GRAVIDADE
- NEM TODA AÇÃO RESULTA EM REAÇÃO

- E SE O MUNDO PARA-SE DE RODAR?
- NUCLEO DA TERRA TOTALMENTE RESFRIADO
- NUNCA EXISTIU O UNIVERSO
- COMO REALMENTE ACONTECE O MOVIMENTO DA TERRA
- A LUA NÃO TEM LUZ PROPRIA

PENSE EM OUTROS TEMAS E BOA SORTE.
DEIXE SUA IMAGINAÇÃO DISCORDAR DOS FATOS, POIS DISCORDANDO DO QUE JÁ É PREMEDITADO,
ALBERT AINSTEIN SE TORNOU O QUE É...

domingo, 15 de maio de 2011

Como Os Aviões Permanecem no Ar?


É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?
Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.
Depois de puxar o ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.

Curiosidades Sobre a água


Se toda água da Terra – doce, salgada e congelada – fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.
Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.

Curiosidades Sobre as Piramides



Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.

Porque balançamos os braços ao caminhar?


A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e revelou algo que há muito tempo intrigava os cientistas.
Por que balançamos os braços ao caminhar? Você já notou que a mão que vai à frente é oposta à perna que executa o passo?
Os pesquisadores constataram que segurar os braços enquanto se caminha requer 12% a mais de gasto metabólico do que andar normalmente.
Quando se faz o movimento conhecido como antibalanço, no qual o braço que vai à frente é do mesmo lado que a perna que excuta o passo, é necessário 26% a mais de energia.

O Que é Enchente?




Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.

Curiosidades Sobre o Frio


O frio, por mais desagradável que possa parecer, não havendo vento exagerado, sendo farta a alimentação e apropriado o vestuário, constitue poderoso tônico para o organismo. É consíderável a baixa temperatura que é possível suportar, sem qualquer incoveniente quando são preenchidas essas condições. Ao contrário do frio, o calor mitiga a atividade humana.

Como é a Visão de um Cachorro?




Uma dúvida comum é se o cão enxerga em cores ou em preto-e-branco e a verdade é que eles têm a capacidade de enxergar cores, mas não da mesma maneira que nós. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. É uma espécie de daltonismo para estas cores. Mas o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.